“Queremos os parquinhos, sem cocô de gato e também com os passarinhos!”

“Queremos os parquinhos!

Sem cocô de gato!

Queremos os parquinhos!

E também com os passarinhos!”

Este grito, em um coro de mães, pais e crianças, foi a tônica da manifestação do Movimento de Mães e Pais da Aclimação, que foram com seus filhos e filhas ao Parque da Aclimação no último domingo, 6 de outubro.

O ato marcou UM ANO de parquinhos infantis interditados por conta da contaminação causada por fezes e urinas de animais abandonados — só o Recanto do Saci foi reaberto.

A ação começou no parque infantil “de cima” com brincadeiras infantis, como ciranda e pular corda. Foi desenhada ainda uma gigantesca amarelinha com 365 casas, uma para cada dia sem parquinho, indo até o mirante do lago. As crianças ainda desenharam cartazes e fizeram desenhos sobre como gostariam que o parque fosse (com destaque para os pássaros), e todos fizeram um piquenique.

Após esta primeira parte no parquinho de cima, o grupo caminhou até o coreto, onde foi feita uma roda de conversa sobre alguns assuntos, como a importância das crianças terem acesso à natureza para o desenvolvimento motriz e cognitivo, e a consciência de cuidar o meio ambiente. Também foi falado sobre a necessidade de recuperação do equilíbrio ambiental, para alertar sobre o risco de animais domésticos abandonados dizimarem os animais silvestres dos parques, como saruês, sapos e passarinhos.

Sobre a interdição dos parquinhos, vale lembrar ainda que o único que foi reaberto após a interdição de um ano atrás foi o Recanto do Saci. Como os frequentadores sabem, o Saci é o parquinho com maior quantidade de gatos abandonados e, portanto, com mais urina, fezes e contaminação. E o espaço foi reaberto, mas os gatos continuam perambulando sobre os brinquedos e sendo alimentados ali sem restrições.

Este fato deixa uma pergunta no ar: no parquinho de cima não há muitos gatos circulando. Se fosse feita uma limpeza e houvesse manutenção ele não poderia ser reaberto?

Confira o vídeo e as fotos: