Eleição do Conselho Gestor do Parque: saiba como votar e conheça os candidatos do Movimento

Está chegando a hora de escolher os novos conselheiros do Parque da Aclimação! A eleição do Conselho Gestor do parque será no domingo dia 10 de novembro, das 10 às 16 horas. A urna ficará na administração do Parque, a casinha no portão da rua Muniz de Souza, 1119.

Para quem não sabe, os conselheiros são eleitos pelos frequentadores do parque, e têm como missão ser os olhos e ouvidos da população junto a Prefeitura e a administração do parque.

Abaixo as principais perguntas e respostas sobre a eleição e, logo depois, o perfil dos candidatos do Movimento Mães e Pais da Aclimação: Paula Chrispiniano (número 8) e Erikson Salomoni (Número 9).

Perguntas e respostas sobre a eleição

Como eu faço pra votar?

É só levar um documento com foto (RG ou CNH) e assinar uma declaração fornecida na hora, afirmando que frequenta o Parque. Não precisa ser morador da região, basta ser frequentador. Participe!

Pra que servem os conselhos?

Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação dos frequentadores no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques.

Como funciona o Conselho?

Os conselheiros se reúnem ao menos uma vez por mês e devem ser consultados sobre tudo que acontece no Parque: obras, eventos, projetos, orçamentos, contratos etc.

Pra que essa consulta? O Conselho “manda” na Prefeitura?

Essa consulta é importante pois os conselheiros são os olhos e ouvidos da população diante da Prefeitura. Eles podem emitir pareceres sobre eventos, fiscalizar orçamentos, sugerir alterações em obras etc. A prefeitura pode ou não concordar com as decisões do Conselho mas, por lei, precisa ouvi-lo.

Como são os mandatos? Tem salário?

O mandato é de 2 (dois) anos, e pode haver uma reeleição. E não há remuneração alguma, é um trabalho voluntário.

Como o Conselho é composto?

A sociedade civil elege 5 titulares e 5 suplentes (os 10 mais votados).

Além destes, o Conselho é composto ainda por mais 5 pessoas: o administrador do parque; um representante da Secretaria de Cultura e outro da Secretaria de Esportes; um representante dos trabalhadores do Parque e um representante de alguma entidade ou instituição que atue na região do Parque.

Conheça os candidatos do Movimento!

Hoje uma das conselheiras, Paula Chrispiniano, é membro do Movimento de Mães e Pais da Aclimação. Uma das fundadoras do movimento, ela é candidata a reeleição. Além dela, outro participante bastante ativo do grupo, o advogado Erikson Salomoni, é candidato a conselheiro.

Como cada pessoa só pode votar em um representante, o Movimento está recomendando a todos que gostam de nosso trabalho que, no domingo 10 de novembro, compareçam ao parque em duplas. Assim, cada um vota em um dos nossos candidatos, e aumenta as chances de ocuparmos duas das cadeiras da sociedade civil, ampliando nossa força para lutar por um parque, um bairro e uma vida melhor para nossas crianças!

Leia as cartas de intenções dos nossos candidatos

Paula Chrispiniano, número 8

            Meu nome é Paula Chrispiniano. Sou jornalista e moradora da Aclimação há mais de 10 anos. Tive meus dois filhos aqui. Assim como tantas famílias da região, ambos tiveram como “primeira escola” o Parque da Aclimação, a alma do nosso bairro. Com meus filhos aprendi a amar o Parque e a me sentir responsável por ele.

            Sou candidata à reeleição como Conselheira Gestora do Parque. Neste primeiro mandato, cumpri a promessa que fiz quando candidata em 2017: ajudei o Conselho a se tornar muito mais conhecido no bairro. Suas reuniões, antes desertas, hoje são um espaço democrático, com cada vez mais moradores em busca de uma administração que lhes dê ouvidos.

            O desafio de colocar em prática o Parque que sonhamos é grande. Nesses 2 anos, diante da sujeira e do mau cheiro das áreas infantis, solicitei um laudo que atestou sua contaminação – estavam impróprias para o uso. Articulamos projetos de baixíssimo custo para a reabrir os parquinhos (interrompidos sem justificativa pela Prefeitura) e chamamos a atenção para a falta de manutenção do parque. Em geral, esbarramos na falta de vontade e na prática eleitoreira de velhos políticos.

Em busca de romper essa lógica, fui uma das conselheiras que assinou um dossiê para o Ministério Público, na tentativa de fazer valer acordos feitos entre a Prefeitura e o Conselho (que são representantes diretos da população), preservar a diversidade do nosso meio ambiente, cuidando da flora e da fauna silvestre, e tornar o parque um lugar saudável para os frequentadores.

Nessa gestão tivemos também o prazer de trazer a palestrante Maria Isabel Barros, do Instituto Alana, para uma conversa com os frequentadores no quiosque, tratando da importância da interação da criança das grandes cidades com a natureza, e alertando para a necessidade dos espaços infantis dos Parques sempre manterem elementos naturais, por exemplo.

Por fim, fui uma das fundadoras do Movimento Mães e Pais da Aclimação, que vem trabalhando por um parque melhor para as crianças e para toda a população do bairro, por meio de ações, comunicação e mutirões de limpeza do parque. Fomos inclusive responsáveis por um abaixo-assinado pela reabertura dos parquinhos (que só precisa de manutenção e limpeza) com quase 1.500 assinaturas de moradores do bairro.

É preciso dar continuidade a esse trabalho. Por isso peço seu voto de confiança para seguir tentando que o nosso Parque pare de ser tão maltratado e tenha o cuidado que merece!

.

.

Erikson Salomoni, número 9

Meu nome é Erikson Elói Salomoni, tenho 41 anos, advogado, pai de dois filhos, e vivo no bairro há 17 anos.

Nos últimos anos, houve um crescente aumento do meu interesse na questão ambiental e de proteção da história do parque público do bairro, por entender as possibilidades de convivência, lazer e formação de cidadania que ele proporciona. Também considero que devido à estreita relação entre frequentadores, qualidade de vida e meio ambiente natural, todo frequentador deveria priorizar o cuidado nessa temática. 

Além disso, observa-se que, apesar do aumento do número da população no bairro, não se tem um olhar mais atento aos problemas que o parque vem enfrentando, como a falta de manutenção e os cuidados necessários para equilíbrio da fauna silvestre e a flora desse remanescente da mata atlântica da região central da metrópole.

Diante desses objetivos e interesses, juntamente com demais moradores do bairro criamos o “Movimento Mães e Pais da Aclimação: por um parque, um bairro e uma vida melhor para nossas crianças”. O intuito do movimento é cuidar do parque para que as crianças possam usufruir com segurança desse importante equipamento público de lazer da cidade.

Com eleições para membros do conselho participativo onde população participa do planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades neste espaço por meio do Conselho Gestor, caso eleito, comprometo-me em ajudar e contribuir para o devido cuidado que o nosso querido Parque da Aclimação merece.

Ajude a divulgar nossas candidaturas!

E se você ainda não está em nossa lista de whatsapp, escreva agora para 93022-0598