Última reunião do Conselho Gestor do Parque antes das eleições faz balanço da gestão

Neste domingo 27 de outubro, o grupo de conselheiros eleito em 2017 se reuniu pela última vez. Em breve, no domingo 10 de novembro, acontecerão novas eleições para o Conselho gestor. Qualquer pessoa pode votar, e não precisa ser do bairro ou da região. Basta ir até o Parque da Aclimação, levar um documento com foto e assinar uma declaração de frequentador do Parque.

O Movimento Mães e Pais da Aclimação lançou dois candidatos, que você pode conhecer clicando aqui.

Nesta última reunião, cada conselheiro fez um balanço da gestão. Todos destacaram que este Conselho ampliou a participação democrática, alterando os calendários de reuniões e abrindo as portas para os frequentadores. Hoje dezenas de pessoas acompanham as reuniões, antes feitas sem público algum.

Os conselheiros lembraram alguns outros marcos destes últimos 2 anos, além do aumento da participação popular:

– A mudança antidemocrática na lei dos conselhos feita pela Prefeitura, visando enfraquecer os mesmos, tirando deles o seu poder deliberativo;

– Estudo sobre orçamento do parque: o valor pago para realizar eventos poderia custear benfeitorias (hoje o dinheiro vai para o caixa central da Prefeitura);

– Um projeto de recuperação da mata ciliar etc;

Projeto para os gatos foi abandonado

Todos os conselheiros concordaram, entretanto, que o principal problema enfrentado por essa gestão foi a superpopulação de animais abandonados no parque e suas sérias consequências ambientais e de saúde pública.

Foi relembrado ainda o projeto elaborado com muito custo pelo Conselho ao longo de um ano de conversas com pais, gateiras, Zoonoses, administração do parque e Secretaria do Verde. Essa proposta, aceita por todas essas partes, previa:

1) Forte diminuição da população de animais abandonados por meio de parcerias para adoção; 2) Campanha de posse responsável; 3) Placas coibindo novos abandonos; 4) horário e local fixo para alimentação de animais abandonados, e apenas por quatro pessoas cadastradas; 5) Fiscalização dos vigias do parque para o cumprimento dessas regras; 6) Afastamento dos pontos de alimentação das áreas infantis; 7) Pintura e marcenaria nos brinquedos dos parquinhos, troca da areia e cobertura dos tanques com lona diariamente para evitar novas contaminações, entre outros pontos.

Como é fácil constatar, nenhum único ponto acima foi cumprido nem pelas gateiras e nem pela administração do Parque ou pela Prefeitura.

Esse projeto foi interrompido por pressão política externa e substituído por uma reforma de meio milhão de reais para emborrachar parte dos parquinhos – o que não resolve o problema de contaminação, pois ignora seu foco, ou seja, a urina e as fezes produzidas pela superpopulação de gatos abandonados.

A recusa das gateiras e da administração do parque em cumprir o que havia sido acertado após uma construção de um ano levou inclusive 4 conselheiros a fazer representação no Ministério Público contra a Prefeitura, exigindo o cumprimento do acordo, que inclusive está registrado em diversas atas.

Frustração, esperança e forças nem tão ocultas

A dificuldade em se avançar na direção de qualquer melhoria no parque, muito por culpa da própria Prefeitura, que sequer cumpre acordos que ajudou a construir, gera um sentimento de frustração que transpareceu entre conselheiros e plateia da reunião deste domingo.

Por outro lado, está ficando claro para todos como as coisas funcionam. Basicamente há um vereador “do bairro” que exerce seu poder de forma autoritária e personalista, impedindo que o Parque e a própria Aclimação melhorem.

Essa consciência coletiva sobre esses meandros da política é muito positiva. Dá forças para todos os que lutam por um Parque da Aclimação melhor, como este movimento e toda e qualquer pessoa que tenha acompanhado a luta por um parque melhor nos últimos anos.

Conselho e comunidade unidos

Muitos frequentadores falaram nesta última reunião da atual gestão do Conselho. No geral, as falas exaltaram o atual Conselho Gestor do Parque da Aclimação, o espaço definido por lei para a participação real da população e que vem se mostrando, finalmente, um órgão combativo e de defesa dos interesses dos frequentadores.

Por fim, vale lembrar que os membros do Conselho são eleitos por você, que está lendo este texto. Por isso mesmo o Movimento Mães e Pais da Aclimação está lançando dois candidatos para as eleições do próximo dia 10 de novembro: a jornalista Paula Chrispinano e o advogado Erikson Salomoni. Clique aqui, conheça melhor os dois e saiba mais sobre as eleições e o papel dos conselheiros.

Vote com sua família e ajude esse trabalho a continuar. Vamos juntos construir um parque, um bairro e uma vida melhor para nossas crianças!

.

-> Para ficar sempre por dentro do que acontece no Movimento Mães e Pais, mande agora um zap para 93022-0598