Primeira reunião do novo Conselho Gestor é marcada por apelo à transparência

Os frequentadores do Parque da Aclimação tiveram uma vitória na primeira reunião do novo Conselho Gestor, realizada de forma virtual neste sábado 25 de julho. Depois de 9 meses sem nenhuma reunião, o encontro dos novos conselheiros foi marcado pelo apelo geral por mais transparência na gestão do espaço público.

Todos os que se manifestaram enfatizaram que conselheiros e população precisam de mais informações e mais acesso a documentos oficiais. De mais formas para participar. Afinal trata-se de um Conselho eleito por mil moradores do Cambuci e da Aclimação, e tem de representar essas pessoas em todas as discussões e decisões relativas ao nosso parque.

Em uma primeira iniciativa prática nesta direção, o secretário do Conselho comprometeu-se a criar nos próximos dias um Google Drive (pasta on-line pública) para que conselheiros e, principalmente, a administração do parque deixem ali disponíveis todos os documentos e contratos aos quais tiverem acesso ou que os conselheiros solicitem.

Árvores adultas saudáveis podem ser cortadas

Os conselheiros debateram também um laudo que recomenda supressão de 2 árvores adultas e saudáveis do parque por “atrapalhar um canteiro” — pequenas rachaduras no cimento de um murinho de meio metro de altura.

Será que o canteiro não pode ser levemente adaptado para salvar a vida de duas árvores adultas saudáveis? É o tipo de resposta possível de se ter apenas com mais informações oficiais e com a participação do Conselho.

A administradora do parque afirmou que a árvore na verdade está ameaçada de cair, e que ela havia se equivocado e enviado o laudo incompleto — uma montagem com trechos dos laudos enviados ilustra esta reportagem.

Diante disso, os conselheiros pediram para receber um laudo completo para poderem avaliar se é realmente necessário sacrificar duas árvores decanas para salvar um pequeno canteiro de cimento.

Em março o parque perdeu ainda uma outra árvore, essa bastante emblemática para o bairro. Era a de tronco curvado que ficava no Recanto do Saci, e há muitos anos era usada como brinquedo natural pelas crianças. Foi alegado que ela caiu, porém nenhuma documentação foi fornecida aos conselheiros.

Projeto da lanchonete engavetado

Na reunião foi ainda informado à população que o projeto da lanchonete do parque, defendido pela Prefeitura e pela administradora, está engavetado por problemas no processo.

Primeiro, a obra nunca foi aprovada pelo Conselho Gestor. O que existe é uma aprovação antiga da realização de um projeto para uma lanchonete, o que é bem diferente de uma obra em si.

E, segundo informado na reunião, a empresa escolhida para fazer o projeto perdeu prazos legais e foi descartada.

Desta forma, o projeto da lanchonete, por enquanto, está parado. A parte boa desta história toda é que, agora, caso esta discussão seja retomada, o Conselho e a população têm mais chances de serem ouvidos. Cabe a todos nós cobrar essa participação.

E vale perguntar: uma lanchonete é a principal prioridade do parque? Em caso afirmativo, onde ela seria construída? A que custo para os cofres públicos? Causaria qual impacto ambiental? Seria da Prefeitura ou privada? O lucro seria reinvestido no parque ou iria para o bolso de alguém? São muitas questões sem resposta para excluir a população do debate. Caso a ideia seja ressuscitada, a administração deveria deixar todos debaterem.

Verificação das obras dos parquinhos

Um frequentador do parque informou que os brinquedos antigos dos parquinhos infantis não foram reformados, foi feita no máximo uma pintura simples. Há, por exemplo, um escorregador já com problemas de manutenção, sem sequer ter sido usado – mesmo após a reforma, os parquinhos seguem fechados devido à pandemia.

O Conselho e a administradora garantiram que vão apurar a denúncia do frequentador e verificar se a empresa contratada para a reforma (que custou meio milhão de reais aos cofres públicos) cumpriu ou não com tudo o que estava definido em contrato.

Próxima reunião e mais 6 meses de mandato

A próxima reunião será no dia 15 de agosto. Já as reuniões de setembro a dezembro vão ocorrer no segundo sábado de cada mês.

Foi informado ainda que a Prefeitura decidiu prorrogar por 6 meses o mandato dos atuais conselheiros, que acabam de iniciar seus trabalhos. A medida foi bem recebida, uma vez que o Conselho estava há quase um ano em banho-maria, totalmente ignorado, sem ser chamado pela administração para uma única reunião, seja presencial ou virtual.

O caminho entre a promessa e a realidade, sempre é longo e incerto. A transparência e a democracia, que todos exaltaram na reunião deste sábado, precisa agora sair do papel. De qualquer forma, os ventos da mudança estão chegando ao Parque da Aclimação. Ou pelo menos ao seu Conselho. Vamos todos seguir participando e vigilantes! 🙂

.

.

PS: Compartilhe agora esta reportagem no Face ou zap para mais gente poder ler. Obrigado!


Tags: , , , , , ,