Movimento se reúne e debate parquinhos, eleições, antiga bocha, GT’s e animais abandonados

Na noite da última quinta-feira aconteceu uma reunião do grupo Mães e Pais da Aclimação. Os presentes trocaram impressões e informações sobre assuntos variados relacionados ao parque e ao bem-estar dos moradores do bairro. Foi revelado aos participantes, por exemplo, que as áreas infantis seguirão interditadas mesmo após o Parque reabrir aos finais de semana – o que ocorreu neste sábado 31 de outubro.

A seguir, um resumo de alguns dos temas tratados e, ao final, o caminho pra entrar em nosso grupo de zap:

.

Parquinhos infantis

Os parquinhos infantis seguem sem data para reabertura, devido aos diversos problemas da recente obra nos locais. Conforme nosso grupo apontou diversas vezes, foram gastos meio milhão de reais em uma obra muito maior do que o necessário, apenas para atender certos interesses eleitorais. Só que o serviço foi tão mal feito que as áreas infantis apresentaram várias falhas antes mesmo de reabrirem. A novela segue sem data para terminar, e as crianças do bairro seguem sem sua principal área de lazer.

.

Animais abandonados

Uma pessoa que alimenta os gatos do parque e é conselheira pediu ajuda para o manejo da enorme população de felinos abandonados do parque – castração, ações para evitar ainda mais abandonos etc. O Movimento de Mães e Pais saúda a mudança de posição das gateiras e apoia o pedido, pois sempre entendeu que o problema da superpopulação de animais abandonados no parque é de responsabilidade dos órgãos públicos competentes – Centro de Controle de Zoonoses à frente.

Além disso acontecerá, na próxima reunião do Conselho Gestor do Parque, a palestra de um veterinário especializado no tema de abandono de animais, em mais uma tentativa de jogar luz ao tema.

.

Antiga bocha

Existe um projeto antigo para a construção de um restaurante por uma empresa privada no espaço onde antigamente funcionava a bocha. Trata-se de mais uma iniciativa do vereador que se diz “do bairro”. O Movimento Mães e Pais da Aclimação tem uma proposta alternativa, a transformação do local em um “Espaço Verde”, com educação ambiental, plantio e distribuição de mudas, espaço para yoga, reiki, meditação, contação de histórias para crianças etc. Nosso projeto já tem o apoio de mais de 500 moradores do Cambuci e da Aclimação, por meio de um abaixo-assinado. De qualquer forma, uma coisa é certa: falta ainda muito debate público com toda a comunidade sobre o que de fato fazer na antiga bocha.

.

Falta de Transparência

A Prefeitura e a administração do Parque da Aclimação nunca foram fãs do Conselho Gestor. Há uma percepção equivocada de que os conselheiros “atrapalham”. Claro que é mais fácil fazer o que quiser com o dinheiro dos nossos impostos sem precisar dar satisfações para a população. Nosso movimento, contudo, não acredita nessa velha forma de fazer política. O atual Conselho Gestor foi eleito com votação recorde: mais de mil moradores do Cambuci e da Aclimação saíram de casa em um domingo chuvoso para escolher seus representantes. E o Movimento Mães e Pais da Aclimação muito se orgulha de ter os dois representantes mais votados pela sociedade civil, mesmo disputando com nomes apoiados pelo vereador e pelo jornal do bairro.

Infelizmente, o acesso a planos, contratos e intenções da Prefeitura e da administração do parque está cada vez mais difícil. Há um enorme esforço da Prefeitura, da administração e de seus apoiadores para se criar obstáculos ou simplesmente esconder informações dos conselheiros, em um desrespeito inaceitável à população que os elegeu. Seguimos lutando dia-a-dia por mais transparência, e convidamos todos a nos ajudar nessa dura batalha.

.

Grupos de Trabalho no Conselho Gestor

Está começando entre os conselheiros a discussão sobre a conveniência ou não de se criar grupos de trabalho. Segundo o regimento do Conselho, GTs funcionam como grupos de estudo, e podem durar até 2 reuniões. E, após esse período, devem trazer o resultado de seu trabalho para a avaliação dos conselheiros. Ainda há muitas dúvidas sobre a necessidade, a legalidade e mesmo sobre a utilidade de tais GTs. Até porque para fazer qualquer ação no parque, conforme determina a lei, basta informar o Conselho (o que é obrigatório) e cumprir com as normas gerais comuns a todos os frequentadores. O tema ainda é muito incipiente, e deve seguir sendo debatido na próxima reunião do Conselho Gestor, dia 7 de novembro.

.

Eleição para vereador

Depois de quase 3 anos de trabalho e de encontrar muitos obstáculos mesmo para levar adiante as iniciativas mais simples, ficou claro para todos os membros do movimento que, no Cambuci e na Aclimação, nada acontece sem a bênção do vereador-candidato que pede votos no bairro. Essa prática, infelizmente, ocorre em outras regiões da cidade, e é um atraso de vida para toda a população. Decidimos então levar a cabo um longo e democrático processo interno de escolha e apresentamos à sociedade do Cambuci e da Aclimação seis opções de voto de diferentes partidos. Queremos arejar a forma de fazer política em nossa região. Não dá mais para nossos bairros ficarem na mão dos mesmos nomes de sempre. Clique aqui, veja nossa lista e escolha seu candidato! 🙂

Novas reuniões virão, novas batalhas por um bairro melhor estão no horizonte e todos estão convidados! Se ainda não faz parte do nosso grupo de whatsapp, escreva já para o e-mail [email protected]

Muito obrigado!


Tags: , , , , , , ,