CONSELHO DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO E ADMINISTRADOR DISCUTEM LIMPEZA E PARQUINHO INFANTIL AINDA FECHADO

A última reunião do Conselho Gestor do Parque da Aclimação, no último domingo 2 de fevereiro, foi marcada pela transparência, pela cordialidade e por uma relação mais produtiva entre a administração e os conselheiros, que são os representantes eleitos pela população para ajudar a cuidar do parque. Saiba mais:

.

Falta reabrir o maior parquinho

Um dos pontos debatidos foi a reabertura do parquinho infantil “de cima”, próximo à entrada da rua Sebastião Carneiro, que segue interditado.

Aquela área é o maior espaço disponível para as crianças no Parque, e está fechada há quase 3 anos.

Foi interditada após um laudo da Prefeitura, produzido após exames de laboratório, da contaminação causada por fezes e urinas da superpopulação de animais abandonados no Parque.

Após esse episódio, os 3 parquinhos passaram por uma longa, custosa e polêmica reforma que se arrastou por mais de um ano. Quando ficaram prontos, a pandemia retardou a reabertura.

Mais recentemente, os outros dois espaços (Recanto do Saci e o playground ao lado do campo de futebol) foram reabertos. A maior das áreas, contudo, que permite brincar sem aglomerações, segue fechada.

O administrador se comprometeu a analisar o último relatório de vistoria e convidou os conselheiros a também vistoriar o espaço. 

A Secretaria do Verde também deve ser acionada para ajudar na solução da questão. Dessa forma esperamos em breve conseguir reabrir esse último espaço infantil  ainda interditado no Parque.

.

Por um parque mais limpo

Outro ponto discutido pelos conselheiros foi a limpeza do Parque. Com apenas 2 funcionários dedicados, manter o parque limpo é uma missão impossível. Os participantes levantaram então 3 pontos:

. Tentar ampliar o contrato de limpeza da Secretaria do Verde, adicionando mais funcionários.

. A possibilidade de utilizar o Programa Operação Trabalho (POT) da Prefeitura para ampliar a mão de obra.

. Mutirões voluntários não resolvem, mas ajudam a chamar atenção para o problema. Mas precisa discutir melhor as regras e a frequência dos mesmos, afinal trata-se de uma área pública. Por exemplo: alguém pode se machucar na atividade, ou sem querer causar algum dano ao parque. 

.

Interino é do Parque Independência 

O administrador do Parque da Independência, Wagner Spolon, responde interinamente pela administração do Parque da Aclimação. 

Ele acumula essa função com a gestão do Parque Independência, no Ipiranga, do qual é administrador. Não há previsão para que a Prefeitura nomeie o administrador definitivo de nossa maior área verde.

.

Eleição mudou o cenário 

Há cerca de um mês a antiga administradora do Parque da Aclimação foi afastada, juntamente com outros 20 administradores de parques.  

Tudo indica que foi um movimento político do prefeito reeleito. Ele fez uma série de exonerações (demissões) que teriam o objetivo de melhor acomodar seus novos e antigos aliados políticos na Câmara Municipal.

A antiga administradora era uma nomeação política de um ex-vereador que há décadas pede votos no bairro, mas não se reelegeu.

.

Apoie nosso abaixo-assinado!

O Movimento Mães e Pais da Aclimação lançou um abaixo-assinado pedindo a nomeação de um novo administrador que tenha os requisitos para o cargo e que se preocupe com o parque, e não com demandas de gabinete.

O pedido da comunidade já conta com o apoio de mais de 800 assinaturas. Clique aqui e assine você também

.

Reuniões abertas para todas e todos

A próxima reunião do Conselho Gestor do Parque da Aclimação acontecerá no Google Meet no domingo dia 14 de março, às 10 horas.

E a participação da população está bem mais fácil e desburocratizada, em mais um sinal dos novos tempos. 

Participe e continue nos ajudando a construir um parque cada vez melhor para todos! 🙂

Esta imagem do Parque, de autoria de Jonas Chun, foi postada no principal grupo de Facebook do bairro

Tags: , , , , , , , ,