Quem somos

O Movimento Mães e Pais da Aclimação surgiu em 2017 e junta cerca de 100 pais e mães dos bairros do Cambuci e da Aclimação. Inicialmente nossa pauta era conseguir melhorias para as áreas infantis do Parque da Aclimação, interditadas também em 2017 pela Prefeitura, devido à contaminação causada pelo excesso de animais abandonados.

Hoje nossa pauta é mais ampla. Acreditamos que um parque, um bairro e uma cidade que sejam bons para as crianças são bons para todos. Estamos então comprometidos com melhorias para o parque e nossa região através da transparência e da democracia participativa.

Conquistamos 2 das 4 vagas da sociedade civil no atual Conselho Gestor do Parque. Nossos candidatos foram amplamente apoiados pela comunidade, sagrando-se os dois mais votados em uma eleição com participação recorde, que levou mil moradores às urnas em um domingo chuvoso. Superamos inclusive as candidaturas apoiadas pelos políticos tradicionais da região.

Estamos agora descobrindo, no dia-a-dia, o quanto nossas ações parecem simples mas, na verdade, são bem desafiadoras. A transparência com a coisa pública e a participação organizada da sociedade civil nem sempre são bem-vindas. Os bairros e seus espaços públicos têm “donos”, e nada acontece sem a bênção deles. Infelizmente, na Aclimação e no Cambuci não é diferente.

Importante sublinhar que todos temos nossas ocupações profissionais e nossas vidas pessoais. Ninguém aqui vive do movimento ou tira dele um centavo sequer – e nem haveria como, não há dinheiro algum envolvido. Nosso trabalho no Movimento Mães e Pais da Aclimação é totalmente voluntário e apartidário.

Se quiser entrar em nosso grupo de zap e ajudar a construir um parque e um bairro melhor para as nossas filhas e filhos, é só nos escrever.

Muito obrigado!

.

[email protected]


Tags: , , , , ,