Prefeitura ignora população e está matando o Conselho do Parque da Aclimação

Todo mês o Conselho Gestor do Parque da Aclimação se reúne com a população para conversar sobre a principal área verde da região. São horas de debates e decisões, sempre com participação popular. Mas, desde outubro de 2020, nenhuma ata é publicada, conforme determina a lei.

Por que isso é grave?

Por vários motivos. Primeiro, porque só as atas oficializam o trabalho do Conselho. É o documento oficial que prova a fiscalização, as discussões e os  questionamentos feitos pelos conselheiros, eleitos pela população justamente para isso.

Depois, porque a ata formaliza a revelação de eventuais irregularidades.

Por último, trata-se não apenas de um desrespeito com os conselheiros. É um descaso com mil famílias do Cambuci e da Aclimação que saíram de suas casas em um domingo chuvoso de novembro de 2019 para eleger os 8 representantes da sociedade civil do Conselho.

Há um ano esse ritual de desprezo se repete: mensalmente o conselho se reúne, e após cada encontro, uma ata é elaborada, aprovada pelo conjunto de conselheiros e enviada para a Secretaria do Verde.

E há praticamente um ano a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde, está simplesmente ignorando todo esse trabalho. Não publica nada no seu site. Nadinha. 

Importante informar que, em outros tempos, já publicou. Inclusive na pandemia, que nesse caso não pode de forma alguma servir de desculpa, uma vez que é tudo virtual.

.

Diálogo também foi ignorado 

E não foi por falta de diálogo. Mais de uma vez funcionários da Secretaria do Verde participaram da reunião. Prometeram resolver o problema e… nada. 

Seguem trabalhando com dedicação para que o Conselho eleito pela população não exista. Para que a Prefeitura faça o que bem entender ignorando a voz e os ouvidos da sociedade.

.

Ministério Público e Defensoria

A situação chegou a tal ponto que, na última reunião do Conselho (domingo, 18 de julho) foi debatido e votado o acionamento do Ministério Público e da Defensoria Pública. 

A votação foi apertada, 4 a 4. O desempate cabe ao administrador, que se opôs a acionar os órgãos.

Na esperança de fazer o Conselho voltar a existir, agora alguns conselheiros avaliam encaminhar de forma independente a denúncia para o MP e a Defensoria. 

.

Desrespeito da Prefeitura é generalizado

Não dá mais para aceitar a Secretaria do Verde e a Prefeitura desrespeitando e desestimulando o trabalho voluntário e desgastante dos conselheiros, que não recebem um centavo para ajudar a cuidar do nosso parque.

Conselhos de espaços municipais dão voz para a população e fiscalizam as ações da Prefeitura. No entender de alguns, isso significa “atrapalhar”.

E esse problema, infelizmente, não é exclusivo do Parque da Aclimação.

Tem parque sem Conselho ou com conselho desativado e também parques como o Aclimação, onde o Conselho trabalha, mas a Prefeitura boicota e finge que ele não existe, calando a população.

E, enquanto somos calados, eles passam a boiada…

.

Como você pode ajudar de forma simples

Se você chegou até aqui, por favor invista mais um minutinho de seu tempo e nos ajude a denunciar esse absurdo e constranger a Prefeitura. Aqui vão 5 sugestões:

.

1. Compartilhe já esse post por whatsapp, Facebook e onde mais puder. Principalmente em grupos e páginas do bairro. Quanto mais gente souber dessa situação, melhor.

.

2. A melhor forma de cobrar autoridades é pelas suas redes sociais. E escreva sempre nos comentários, e não no privado. Assim mais gente vê:

.

Eduardo de Castro, secretário do Verde: Instagram pessoal

Ricardo Nunes, prefeito de SP: Instagram, perfil do Facebook e página do Facebook

Prefeitura: Instagram, Facebook e Twitter

.

3. Cobre por telefone

Secretaria do Verde: (11) 5187-0136 (gabinete do secretário)

Prefeitura: 156 e (11) 3113-8000 (gabinete do prefeito)

.

4. Cobre por e-mail: [email protected] (e-mail e válido, mas prefira escrever nas redes)

.

5. Ajude a denunciar para a imprensa

Mande esse texto para o máximo de veículos de imprensa que você puder!

.

Faça sua parte, é rapidinho.

Nos ajude a proteger nosso querido Parque da Aclimação! 🙂

.