Oficina de observação mapeia os pássaros do Parque da Aclimação

No ultimo domingo 29 de setembro aconteceu mais uma Oficina de Observação e Mapeamentos Lúdicos das Aves do Parque da Aclimação. Iniciativa de Cibele Gardin, do Movimento de Mães e Pais da Aclimação, e da bióloga especializada em aves frugívoras Angela Camargo, a atividade incentiva os frequentadores a serem “cientistas cidadãos” e criadores de um inventário das aves do nosso parque.

A atividade, oferecida a biblioteca Raul Bopp, fez parte da programação de setembro do espaço, e o público-alvo foram todos os frequentadores do parque, adultos e crianças — o único requisito é muito amor pelo meio ambiente.

Desde a primeira oficina o grupo já encontrou mais de 26 espécies diferentes de aves, entre elas Sabiá-Laranjeira, Sanhaço Cinzento, Periquito Rico, Alma de Gato, Pica-Pau de Cabeça Amarela, Pica-Pau de Banda Branca, Canarinho da Terra e outros.

Pode ser que você aviste algumas dessas espécies reproduzidas em papel e distribuídas pelo parque no local onde foram avistadas, numa intervenção artística que complementa o projeto.

Além disso, depois da observação, foi feito um mapeamento lúdico, através de uma maquete do parque feita com uma grande caixa forrada com placa de isopor e coberta de terra.

Coube às crianças montar a maquete com a impressão das fotos de cada pássaro visto desde a primeira observação, em 28 de julho. Este trabalho está disponível na biblioteca, que fica dentro do parque. Passe lá para dar uma olhada e não perca as próximas oficinas de observação de pássaros!

.

.

Fique por dentro de tudo sobre o Movimento Mães e Pais da Aclimação!

É só mandar um whatsapp agora para 93022-0598 e pedir para entrar em nossa lista de transmissão! 🙂

O Alma-de-Gato, um dos pássaros feitos pelas crianças e deixados nas árvores do parque.
Os pequenos ajudaram a fazer uma maquete do Parque da Aclimação
Plaquinhas das aves avistadas.
O pica-pau da banda branca é uma das aves mais exuberantes do parque.
As crianças adoraram! 🙂
Parte do grupo que participou da atividade.
O convite oficial