Obra nos parquinhos infantis: é fácil entender porque ela não vai dar certo

Mães e pais que foram nesta segunda-feira 2 de dezembro ao Parque da Aclimação deram de cara com os tradicionais tanques de areia das áreas infantis do Parque da Aclimação completamente destruídos. Foi o pontapé inicial das obras dos 3 parquinhos da área verde do bairro.

As crianças mais novas serão punidas a troco de nada, uma vez que a reforma simplesmente ignora os 2 problemas que interditaram os parquinhos:

1) A falta de manutenção do parque, que há muito deixa a desejar;

2) A explosão da população de gatos abandonados, que causou a contaminação das áreas infantis (atestada em laudo oficial), levando ao fechamento em setembro de 2018.

.

Dinheiro jogado fora e autoritarismo

O valor das obras está estimado em meio milhão de reais – isso se não acontecerem aditamentos etc, que podem elevar esse valor ainda mais.

E além de perder os tanques de areia queridos pelos mais novos, os parquinhos terão boa parte de sua área emborrachada.

Essa é a “solução” apresentada pela administração e pela Secretaria do Verde para as crianças do bairro: uma obra que não enfrenta as causas do fechamento dos parquinhos, ignora a manutenção e a contaminação e ainda retira das crianças o seu brinquedo favorito.

Para piorar, o projeto foi licitado e começou sem discussão alguma com a sociedade. O Conselho Gestor, por exemplo, cuja nova composição foi eleita há cerca de um mês por quase mil moradores do bairro, foi totalmente ignorado.

.

Projeto a custo zero foi pra gaveta

É bom que toda a população do bairro saiba que existe um projeto anterior para a manutenção e reabertura dos parquinhos. Um projeto muito mais fácil de executar, que ao contrário do atual foi elaborado de forma democrática e, o mais importante, não gastaria dinheiro público.

Esse projeto foi construído ao longo de meses pelo Conselho Gestor com a participação de mães e pais e da Secretaria do Verde. Em linhas gerais, era bem simples: previa pintura e manutenção dos brinquedos, cobertura dos tanques de areia toda noite com lona e um controle da superpopulação felina.

Essa proposta mais simples e barata foi abandonada, e deu lugar a uma obra que, claramente, apenas serve a interesses políticos-eleitorais e sangra meio milhão de reais do dinheiro dos nossos impostos.

.

Obra eleitoral paga com seu dinheiro

E que interesses são esses? Não é segredo algum: apesar de ser paga e licitada pela Prefeitura, a obra é apresentada pelo “vereador do bairro” como sendo dele.

O político em questão já correu nesta segunda-feira mesmo para gravar um vídeo comemorando a destruição dos tanques de areia como se fosse um gol, colocando-se como dono de tudo e chamando a administradora e outro funcionário de seus “representantes” no parque.

O Movimento Mães e Pais da Aclimação lamenta que os moradores do bairro não tenham sido ouvidos sobre o destino dos parquinhos, e muito menos consultado se havia outra prioridade para a dinheirama que lá está sendo gasta apenas para o vereador poder fazer uma inauguração em ano eleitoral.

Não tem dinheiro pra manutenção do parque e nem para um programa de controle da superpopulação de gatos abandonados do parque mas, pelo jeito, pra obras em ano eleitoral tem verba sobrando.

.

Bebês felizes no tanque de areia: cenas do passado…

.

O adeus aos tanques de areia marcaram o começo da obra milionária
Parquinhos naturais e históricos vão virar áreas emborrachadas. E sem manutenção

.

Já está no nosso zap? Escreva agora e peça pra entrar: (11) 93022-0598