Após 9 meses, administração chama reunião do Conselho Gestor do Parque

Em outubro do ano passado o dólar valia apenas 4 reais e o Covid não existia nem na China. Foi nesse passado distante que aconteceu a última reunião do Conselho Gestor do Parque da Aclimação. Agora, após muitas desculpas e adiamentos, e graças à pressão dos novos conselheiros, finalmente a administração do parque se rendeu e marcou para este sábado 25 de julho a primeira reunião dos conselheiros que o bairro elegeu ano passado.

Será neste sábado as 10h da manhã, pela plataforma Google Meet. Para participar, o munícipe precisa enviar um pedido até 48 horas antes. Ou seja, até as 10h desta quinta-feira 23 de julho deve enviar um e-mail para a administradora: [email protected]

A exigência do envio de e-mail burocratiza a participação do cidadão comum. Até a última reunião, bastava chegar no horário e entrar na sala. Em uma reunião virtual, o procedimento poderia ser equivalente: bastaria divulgar um link e, quem quisesse participar, poderia simplesmente clicar no dia e horário combinados e pronto.

Por que reuniões do Conselho são importantes? 

Primeiro, porque mais de mil moradores do Cambuci e da Aclimação votaram para elegê-lo. Foi uma tremenda demonstração de democracia, e os dois mais votados foram justamente os dois candidatos lançados pelo Movimento de Mães e Pais da Aclimação, o que muito nos honra.

As reuniões também são importantes porque são a forma oficial da administração do parque prestar contas sobre tudo. O que faz ou deixa de fazer, como faz, quando, onde e porque. E, claro, a que custo. 

Esta prestação de contas está na lei, e é para isso mesmo que os Conselhos existem. Para você que está lendo ter representantes que fiscalizem e auxiliem o poder público. Afinal, trata-se do dinheiro dos seus impostos e também do parque, o bem maior do nosso bairro.

E é bom lembrar: jornal de bairro e Facebook de vereador não são órgãos oficiais de governo. Por isso a necessidade de reuniões frequentes, com atas publicadas em Diário Oficial.

Quem tem medo do povo?

É fato inegável que o Conselho ficou quase um ano desativado. E muita coisa foi feita ou deixou de ser feita no parque durante esse período. Não seria mais democrático e transparente convidar a população do bairro para o debate?

Não seria justo respeitar a vontade e o voto de mais de mil moradores da Aclimação e do Cambuci que saíram de casa em um domingo chuvoso para eleger seus conselheiros?

Sendo assim, o mínimo que podemos esperar da reunião de sábado é que a administração apresente um balanço do que fez ou deixou de fazer nestes 9 meses em que não prestou contas. E que entregue aos conselheiros e à população documentos com todos os detalhes de tudo o que defende para o parque (como por exemplo a lanchonete). Apenas desta forma será possível os moradores participarem do debate e das decisões. 

E mais: esta reunião tem de ser a primeira de muitas. Antes da posse da atual administradora, havia um calendário anual pré-definido, com reuniões mensais. Por que não há mais?

Claro que é mais fácil decidir o que será feito com o nosso dinheiro a portas fechadas, em um gabinete de vereador. Mas esse tipo de atitude da velha política não tem mais espaço nos dias de hoje.  

O Conselho é uma ferramenta democrática na batalha para acabar com essas estruturas viciadas de poder. Participe e divulgue a reunião! 🙂


Tags: , , , ,